Burocracia no Brasil

A primeira coisa a saber é que a burocracia pública existe em qualquer país, em uns mais em outros menos. A dica: nem supervalorizá-la, nem subestimá-la…

A seguir, algumas regras que aprendi:

– UM PASSO POR DIA. Não queira resolver TUDO em um dia. Os processos são demorados, existem filas, exigências diversas. Comece por entender o processo com calma.

– NÃO SEJA ECONÔMICO E APRENDA A DUVIDAR. Faça a mesma pergunta para pessoas diferentes. Nunca se apoie em uma única fonte de informação. Uma única informação errada ou incompleta pode contribuir para travar o processo e fazer com que você perca um tempo precioso.

– SEJA ESPECÍFICO E FAÇA TODAS AS PERGUNTAS. Faça uma lista completa de todas as suas dúvidas. Pense em todas as possibilidades. Acredite: se você não perguntar, a informação poderá não vir.

– SEJA DETALHISTA E ANOTE TUDO. Quanto maior o nível de detalhes sobre os documentos necessários e os passos que você terá de fazer, menor a chance de retrabalho.

– SEJA SISTEMÁTICO, PRECAVIDO E ORGANIZADO. Junte TODOS os documentos originais e mantenha-os acessíveis. Faça cópias simples e/ou autenticadas de tudo. Liste tudo o que você tem e o que falta.

– NÃO SE DESESPERE. É comum descobrir no meio do processo etapas que inicialmente você não havia previsto. Providencie o que falta e dê prosseguimento à tramitação.

– SEJA REALISTA. Se alguém lhe disser “é rapidinho e simples”, não acredite. Normalmente, não é.

– ESTEJA PREPARADO PARA ESPERAR. Os prazos costumam ser longos e às vezes indefinidos. Eles não dependem de você. Portanto, saiba esperar.

– ESPERE MAS NÃO ABANDONE. Esperar não significa abandonar. Portanto, aprenda a acompanhar o andamento de seus processos. Assuma o comando. Faça seu próprio follow up. Não espere que alguém o convoque.

– SEJA INSISTENTE. Se for necessário ir 10 vezes a uma repartição pública, vá. Mostre que você está determinado a conseguir.

– FAÇA AS PESSOAS SE COMPROMETEREM. Se uma pessoa o atendeu em uma repartição, anote o nome dela, peça o telefone, o horário em que a encontrará novamente ali. Quando voltar, peça para falar com a mesma pessoa.  Se alguma coisa der errado, haverá mais chances de a pessoa se comprometer.

– SIGA AS REGRAS E IDENTIFIQUE AS PESSOAS DISPOSTAS A AJUDAR. Mostre que você sabe seguir as regras, mas que qualquer ajuda é bem-vinda. Em qualquer repartição pública, há pessoas capazes de se investir pessoalmente para fazer as coisas avançar. Encontrar estas pessoas ajuda muito.

– SEJA SEMPRE EDUCADO, PACIENTE E COLABORATIVO. As pessoas não gostam de ajudar quem é arrogante e insolente. Agradeça sempre.

– SEJA INABALÁVEL. Quando alguém lhe disser “vai demorar”. Responda: “posso esperar o dia todo se for necessário. Preciso deste documento hoje”.  Sente-se e espere.

– ESQUEÇA O RELÓGIO. Se você pretende fazer tudo sozinho, saiba que precisará de tempo disponível.

– SEJA POSITIVO E EQUILIBRADO. A democracia é morosa, mas normalmente, o sistema funciona. Portanto, assegure-se de que está fazendo as coisas certas e vá até o fim.

– MAS NÃO SE ENGANE. Se você NÃO está disposto a passar por tudo isto, recorrer a um despachante ou uma consultoria especializada para casos mais complexos pode ser recomendável se os recursos financeiros permitirem, é claro.

Para terminar, do lado esquerdo desta página, você encontrará alguns links que poderão ajudá-lo em suas buscas de informação.

Deixe seus comentários abaixo